Medo de Dirigir

Rotina para alguns, problema e angústia para outros. Várias são as pessoas que procuram ajuda de profissionais especializados por não conseguir dirigir.

Antes mesmo de chegar perto do carro essas pessoas, apresentam sentimentos desagradáveis que aumentam à medida que vão se aproximando do veículo. Há uma invasão de pensamentos negativos, catastróficos em suas mentes e acreditam que estes são reais sem mesmo questioná-los ou desafiá-los.

Esses pensamentos os levam a experimentar sintomas como: Taquicardia, respiração curta, sudorese, nervosismo e tremores que chamamos de ansiedade acompanhada do comportamento de evitação. Comportamento este que impede essas pessoas de descobrirem o quanto catastróficas foram, e que nada do que imaginaram aconteceu.

Elas acreditam que se há uma pequena possibilidade de algo ruim acontecer então é provável que realmente aconteça. Outros motivos que as mantém longe do veículo estão relacionados à: Medo de ser observado, avaliado, criticado, rejeitado e punido ou ter passado por uma situação traumática.

Piccoloto e colaboradores (2007) afirmam que a terapia cognitiva comportamental é o tratamento mais indicado para esse transtorno de ansiedade. Sua eficácia é cientificamente comprovada e faz com que as pessoas superem seus medos através de técnicas de relaxamento e de exposições, além de trabalhar com estes pensamentos disfuncionais.

E o nosso objetivo é fazer com que essas pessoas aprendam novas habilidades de lidar com essas situações junto com o terapeuta e reestruturar-se cognitivamente. Utilizar formas alternativas e mais funcionais de pensar e agir, diante das situações temerosas, solucionar problemas, construir estratégias e adquirir habilidades de enfrentamento